Yahoo India Web Search

Search results

  1. Professor do Programa de Pós-Graduação e do Curso de Graduação em História da UNIOESTE; Bolsista Produtividade Fundação Araucária marcioboth@gmail.com. produção de estudos históricos sobre o universo rural brasileiro foi alvo de uma série de revisões e críticas nos anos que compreendem as décadas de 1980 e 1990.

  2. www.joinpp.ufma.br › anais-eixo6-estadoculturaeidentidade › culturacaboclaamazonicaCULTURA CABOCLA AMAZÔNICA: - joinpp.ufma.br

    instrumentado pela cultura cabocla amazônica conservada por seus habitantes como fazem os moradores da Ilha do Combu. Neste trabalho descrevemos a cultura cabocla amazônica, saberes e a organização sócio-produtiva dos moradores na Ilha do Combu, situando particularidade e singularidade.

  3. Na fala coloquial, o caboclo é uma categoria de classificação social complexa que inclui dimensões geográficas, raciais e de classe. Considerando a dimensão geográfica, o caboclo é reconhecido como um dos “tipos” regionais do Brasil (cf. IBGE, 1975).

  4. explicação da presença, sob a coluna, de uma cabocla : “[...] o reconhecimento da participação da mulher na constituição da nacionalidade [...] [na cabocla], revia-se a própria Catarina Álvares, mãe da terra e da gente, aquela que aos portugueses – e a um português, em particular- converteu no ser baiano.” (TEIXEIRA, 1995, p. 7)

  5. uma “nação cabocla”, e mesmo reneguem a existência de culto à entidade em suas dependências, embora quase sempre ocorra. Sendo assim, estabelece-se uma curiosa assimetria: de um lado, a virtual inexistên - cia no campo religioso soteropolitano de uma modalidade religiosa dedicada ao culto

  6. A variedade Cabocla foi lançada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical em dezembro de 2002, visando atender demandas dos mercados interno e externo em relação à produção de frutos de acerola para consumo ao natural, bem como para processamento.

  7. enredo, a partir da ótica dos vencidos, a população cabocla. Ao mencionar o caboclo e a cabocla vale a ressalva de que habitavam um território (conhecido como Contestado) situado na fronteira entre os estados do Paraná e de Santa Catarina, na condição de posseiros e compunham naquele território suas territorialidades,

  8. identidade cabocla não existe de fato, “é uma representação” (:29); não há uma afirmação de ser caboclo mas sim uma aceitação contextual do rótulo, no sentido de uma “identidade negativa” (Cardoso de Oliveira, 1972); o caboclo é aquele que não é... é a aceitação da negação”.

  9. The present article intends to “tell” the caboclo culture of the western region of Santa Catarina, Brazil, aiming to identify and characterize elements of this ethnicity that mobilize the reconnaissance of the “being caboclo”.

  10. Antonia Siá, segundo o relato da sua trineta dona Zefinha, era uma cabocla-braba. Assim ficaram conhecidos na memória familiar os índios e índias que sobreviveram à dizimação durante as Guerras dos Bárbaros 1 (1683-1725) ou à escravização em épocas posteriores a estas. Escondidos nos pés de serra ou nas suas